A manutenção da central de ar condicionado !

A MANUTENÇÃO CENTRAL DE AR CONDICIONADO DEVE SER FEITA DE FORMA PERIÓDICA

O ar condicionado central é responsável pelo sistema de climatização de ambientes amplos; com expressiva capacidade de refrigeração, esse sistema é composto por elementos como compressores, ventiladores, filtros, trocadores de calor, rede elétrica, tubulações e outros.

Cuidar para que todo esse sistema esteja preservado e funcionando corretamente é a principal função da manutenção central de ar condicionado.

manutenção central de ar condicionado verifica o funcionamento dos aparelhos, faz testes, medições, ajustes, limpeza e auxilia na conservação dos componentes do sistema.

Segundo normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) referidas na NBR 13971, a manutenção central de ar condicionado deve ser feita de maneira periódica para preservar a qualidade do ar, e, conforme resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), essa manutenção periódica é obrigatória.

Para realização adequada da manutenção central de ar condicionado, é necessário contar com profissionais técnicos habilitados e capacitados, e a Frio Climat Comércio e Manutenção de Ar condicionado é a parceira ideal para realizar esse tipo de serviço. Profissionais experientes, engenheiros qualificados e técnicos da empresa, são capazes de realizar a manutenção com excelência.

ATIVIDADES DA MANUTENÇÃO CENTRAL DE AR CONDICIONADO

As atividades da manutenção central de ar condicionado podem ser divididas nas funções mecânicas e de avaliação da qualidade do ar. De forma geral, pode-se enumerar as atividades em:

  • Limpeza dos equipamentos, para mantê-los livres de poeira e outras partículas que possam prejudicar o ambiente;
  • Verificação da rede elétrica, grandezas elétricas, aquecimento e firmeza das conexões dos cabos;
  • Origem de ruídos e vibrações;
  • Averiguar os sistemas de proteção;
  • Substituir filtros, rolamentos, correias, termostatos, relés, conectores e outros recursos;
  • Avaliar o rendimento do sistema, como deficiências na refrigeração e sobrecargas de energia.

About the author: admin

Leave a Reply

Your email address will not be published.